Esqueça os modelos prontos e aposte em um documento eficiente para o seu tipo de negócio: Política de privacidade.
Hoje em dia a segurança e a transparência são as palavras de ordem para uma navegação tranquila pela internet. E para garantir que um site ou aplicativo está mesmo protegendo os dados dos usuários, os termos e condições de segurança ou melhor dizendo, a Política de Privacidade do site deve estar adequada a Lei Geral de Proteção de Dados.
Se antes ter uma política era ‘opcional’, depois da homologação da LGPD, passou a ser uma obrigação que todas as empresas nacionais que utilizem dados de seus usuários tenham o documento.
Se você ainda tem dúvidas de como elaborar uma Política de Privacidade
eficiente para o seu e-commerce ou site, chegou a hora de sanar as dúvidas e ficar bem longe das multas e sanções aplicadas a quem está inadequado a lei.
Qual o objetivo de uma política de privacidade?
A Política de Privacidade preza pela transparência. Ao estar de acordo com a descrição do documento, o usuário permite que a plataforma utilize os seus dados. Mas, em contrapartida, também gera a obrigação do site de garantir a proteção dessas informações.
Ao elaborar este documento, o empresário deve ter em mente as necessidades de seus consumidores e as peculiaridades do seu modelo de negócio, deste modo, nenhum dado extra deve ser solicitado.
Um site de venda deve ter uma política condizente com seu segmento, afinal precisará proteger dados bancários e outras informações sensíveis que provavelmente um site de conteúdo não terá.
Não existe um modelo padrão para que empresas construam as suas Políticas de Privacidade. Porém, alguns itens recomendáveis para a construção do documento são:
– Informações gerais sobre a empresa/organização;
– Qual a finalidade e qual a utilidade das informações coletadas;
– Quais os instrumentos para proteção;
– Qual o prazo para retenção dos dados pessoais;
– Se terceiros terão acesso aos dados cadastrados e como ocorrerá o compartilhamento, além da finalidade, inclusive em redes sociais;
– Como ocorrerá eventual transferência internacional de dados e com qual finalidade;
– Regras para o envio de campanhas e e-mail marketing.
Fuja dos modelos prontos
Assim como contratos, os modelos de Política de Privacidade são tentadores, mas sinônimo de problema. Com a LGPD não adianta apenas ter, o documento precisa estar de acordo com as necessidades do usuário e do site.
Um dos critérios para que este documento funcione é a objetividade e a clareza, e modelos padronizados não terão nem uma coisa, nem outra. Expressões genéricas e informações indevidas também causam estragos do ponto de vista da legislação.
Como se trata de um documento primordial, a construção de uma boa Política de Privacidade não é uma responsabilidade apenas da equipe jurídica, mas sem uma assessoria técnica o risco é constante.
Todo investimento para garantir a segurança de dados é válida. Em linhas gerais a Política de Privacidade é capaz de gerar ainda mais confiança e credibilidade de um site/de uma marca. Por isso a melhor maneira de elaborá-la é com responsabilidade.