Logo_Ana_Smidt_Branco

5 passos para uma política de privacidade eficiente

Todo negócio, independente do segmento que atua, deve implementar ações que assegurem tanto as suas informações como os dados dos seus clientes. É o que chamamos de Política de Privacidade.

De forma bem prática, as políticas são documentos que hoje são obrigatórios em sites e aplicativos, e este artigo vai trazer mais detalhes sobre o que é e quais passos para elaborar uma Política de Privacidade eficiente e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

O que é a Política de Privacidade?

Política de Privacidade é um documento que mostra como os dados dos usuários que entrarem em um site ou aplicativo serão coletados, tratados, armazenados e protegidos.
O objetivo é esclarecer aos usuários o que será feito com os dados inseridos e qual a finalidade da utilização. Se estes dados são transferidos a terceiros, por exemplo, isto deve constar no documento.

Quais informações precisam constar na Política de Privacidade?

Uma política eficiente comunica com clareza todos os procedimentos relacionados aos dados dos clientes. Para isso, ela deve conter alguns itens importantes:

  • As situações nas quais os dados sobre o usuário serão solicitados e quais informações serão coletadas;
  • A finalidade/motivo do tratamento destes dados;
  • Se estes dados são ou não compartilhados;
  • O período de armazenamento dessas informações;
  • Os padrões de segurança usados por aquela página;
  • A forma de atendimento dos direitos do titular do dado, de acordo com a legislação.

Como fazer sua política de forma segura?
Agora que você já tem uma panorama geral sobre o que é uma política de privacidade, é hora de começar a planejar a política para o seu negócio ou verificar se o seu documento está adequado à LGPD.

Avalie como funciona o seu negócio.
Mapear o funcionamento do site vai mostrar quais as necessidades específicas da sua política de privacidade. Todo negócio é único, portanto não existe um modelo padrão, mas um formato seguro e personalizado.
Uma análise minuciosa possibilita a inclusão de menos ou mais informações e o termômetro é o seu mapeamento.

Transparência
O usuário tem o direito de saber por quais motivos os seus dados serão coletados e armazenados. São dados pessoais, importantes e que precisam de segurança.
A LGPD tem entre os seus principais princípios a finalidade, ou seja, se o fim não está descrito com clareza, a política de privacidade não está adequada à lei.

Clareza
Ao redigir este documento, é importante usar uma linguagem simples, objetiva e sem rodeios. Não adianta aplicar o ‘juridiquês’ ou palavras bonitas se este tipo de comunicação não é para todos.
A política de privacidade é inclusiva, não exclusiva.

Atualização constante
Este é um tipo de documento que precisa de atualização e revisão constantemente. Se algo mudar no site ou aplicativo, por exemplo, o documento também precisa de ajustes.
Além disso, as leis não são imutáveis, logo o documento também não será.

Assessoria Jurídica
Há diversos modelos de políticas de privacidade prontos circulando pela internet, mas isso não é seguro!

Para evitar qualquer erro ou ausência de informações, vale a pena investir em uma consultoria com advogados ou profissionais especialistas.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Precisa de ajuda?

Estamos prontos para atendê-lo.
Rolar para cima